-
Arquitetos: Takato Tamagami
- Área: 130 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Masaya Yoshimura
Descrição enviada pela equipe de projeto. BIRDHOUSE é uma loja de departamentos pop-up com diversos produtos, incluindo arte, artesanato, moda, vasos de plantas e idéias para jardins, para melhorar o ambiente da casa e do trabalho. O nome da loja é Birdhouse. derivado da ideia de que nossos clientes são pessoas curiosas e criativas, assim como pássaros que voam por todo o mundo para encontrar algo interessante e este é o lugar onde eles voltam com suas vontades.
Utilizamos então o conceito de nossos clientes para criar um espaço para ser usado como um atelier de um artista. A cobertura é inclinada e baixa, com pouca luz que entra de apenas uma janela. Ruídos vibrantes da rua convidam o artista para dar uma olhada para fora da janela... Nossa intenção era criar um lugar que desperta a curiosidade das pessoas para algo desconhecido ou invisível ao cotidiano.
O espaço é simplesmente construído por paredes oblíquas, que são inseridas na estrutura nua e que continuam com a metáfora da cobertura. O espaço interno, cercado por estas paredes, é a área de venda principal chamada de "Pátio". Nós quisemos evocar uma praça rodeada por casa antigas, para isso o acabamento das paredes foi feito com um verniz áspero e placas de cimento, dando a aparência de paredes ásperas e desbotadas como se tivessem envelhecidas com o tempo. O espaço atrás destas paredes chamamos de "Loft", com aberturas ou "bay windows" em diversos tamanhos, conectando ambos os espaços.
Os clientes entram por um corredor estreito, com vista para o "Pátio" através de uma janela alta, passando então pelo "Loft". As paredes são cortadas e dobradas e os espaços criados por estas dobras servem de provadores e vendas. Os clientes passeiam entre o "Loft"e o "Pátio" e desfrutam dos espaços procurando seus produtos favoritos, jogando o tempo todo uma espécie de esconde-esconde, olhando os outros através das aberturas e dobras.
Um viajante descobre algo novo entre o que lhe é familiar e o estranho. As pessoas experimentam uma grande sensação entre a realidade e a ficção. Nossa intenção é dar este tipo de dualidade contrastante, além de uma experiência nova e estimulante para os clientes.